Vídeos

1. Documentário "Sob o Signo da Justiça - A luta pelas cotas na Universidade de Brasília"
de Carlos Henrique Romão de Siqueira e Ernesto Ignacio de Carvalho. 20min. Brasília, 2005.

No Brasil é comum dizer que as ações afirmativas nas universidades foram "impostas de cima pra baixo" a partir do Governo Federal ou do Legislativo. Mas a verdade é que elas são uma demanda histórica do movimento negro. Este documentário conta um pouco do processo interno de discussão na UnB que levou à conquista das cotas para estudantes negros, desde a primeira apresentação pública da proposta, em 1999, até a sua aprovação, em 2003. Realizado com prêmio de comunicação da Fundação Palmares. Traz falas de algumas das pessoas que mobilizaram essa luta.




==========================================================

2. Programa Fórum, da TV Justiça

No Brasil, 67 universidades adotam o sistema de cotas raciais, que beneficia mais de 400 mil estudantes afrodescendentes. Veja no programa Fórum, da TV Justiça, que a reserva de vagas para alunos cotistas faz parte de um conjunto de medidas inseridas no Programa de Políticas de Ações Afirmativas do Governo Federal. Mas, esse sistema enfrenta resistências. Prova disso é que no Supremo Tribunal Federal (STF) tramitam várias ações questionando as cotas. E devido à polêmica em torno do tema, a Suprema Corte decidiu realizar uma audiência pública para ouvir especialistas e a própria sociedade sobre o assunto. A advogada Roberta Fragoso Kaufman e Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, participaram da audiência no STF e são  entrevistados desta edição do Fórum. Confira!






==============================================

Audiência Pública do STF

Acompanhe o terceiro e último dia (5/3/10) de debates da audiência pública do Supremo Tribunal Federal (STF) que discute o sistema de cotas raciais em universidades públicas. As discussões vão subsidiar os ministros da Corte no julgamento de dois processos que contestam a utilização de critérios raciais para o acesso a vagas nas universidades públicas. O ministro Ricardo Lewandowski é o relator das ações e foi o responsável pela convocação da audiência pública.




=====================================