Sobre


O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (IESP) é uma rede de pesquisas aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O instituto tem sua sede na UnB e reune cientistas de 14 instituições.


Coordenado pelo professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, José Jorge de Carvalho, o INCT-IESP será um observatório das políticas de ações afirmativas no ensino superior, com recorte socioeconômico e étnico-racial. Além da avaliação dessas políticas adotadas pelas universidades brasileiras, serão realizados estudos para compreender a trajetória pós-universitária dos beneficiários dessas ações afirmativas, visando a descobrir como ocorre a inserção do indivíduo no mercado de trabalho. Também está prevista a produção de trabalhos científicos sobre a reconfiguração de saberes na academia, a partir da inserção dos grupos étnico-raciais.

Outro objetivo é gerar um banco de dados com toda a memória das políticas afirmativas, o que inclui matérias na imprensa, legislação, artigos, livros, filmes, e arquivo testemunhal dos estudantes que ingressaram no ensino superior pelo sistema.



Integram o INCT-IESP:
- UnB
- Museu Nacional (UFRJ)
- UFRGS
- UFSC
- USP
- UFMG- UFPE
- Unemat
- UCPR
- Escola da Magistratura do DF
- Uneb
- UFPR
- Ipea
- IBGE



O INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, sediado na UnB, é um dos 10 institutos em ciências sociais criados pelo governo federal. No total, há 123 INCTs com a missão de desenvolver pesquisa de ponta de áreas que vão de biocombustíveis a mudanças climáticas, com orçamento de R$ 581 milhões.